segunda-feira, janeiro 25, 2010

Matizes (guacira maciel)

As palavras e seus significados têm matizes, têm nuances...os significados não mais impregnam indelevelmente as palavras com um unico sentido... Isso pode não ser validado pela ciência, mas tem uma lógica ou lógicas.
A loucura por exemplo, aquela loucura abissal, pode ser descrita e estudada pela ciência como um estado emocional patológico, mas existe uma outra loucura, um estado provisório, mas nem tão fugaz, de uma lucidez que nos conduz a especiais estados da alma...
A poesia, por exemplo, é um saber ao qual só uma espécie de loucura acometida permite acesso. Podendo ser uma nuance desta, mas não um processo psicótico. Sabemos, entretanto, que algumas das cabeças mais lúcidas que a humanidade já teve, por seu GÊNIO foram consideradas loucas e seus priviolegiados possuidores trancafiados em hospícios, porque não foram compreendidos pela boiada; ora, um búfalo entre vacas ou carneiros, sem dúvida causaria um estouro...
E mais, essas mentes mudaram conceitos, mudaram conhecimentos, de forma ampla e profunda; quem de nós, hoje, olha um girassol com o mesmo olhar de antes de ter conhecido os "Girassóis" de VanGogh? Poderíamos dizer com certeza que a coerência, a perfeição estética contidas nesta e em outras obras suas e de outros artistas seriam produtos da loucura? E quem teria um estado de tão perfeito equilíbrio e conhecimento das questões ligadas à subjetividade de cada um, a estados d'alma e aos seus próprios, a ponto de determinar esses limites?
Embora com uma genialidade diferente, Antonio Conselheiro já falara "o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão..." ai já temos essa realidade, mas ainda veremos muito mais...o ultimo abalo ocorrido no Japão deslocou em 10cm o eixo da terra, mas está por vir um desses fenômenos que o deslocará em até 25 cm e, embora a teoria de Schumman seja desacreditada por alguns , ela nos aponta mudanças radicais e profundamente relacionadas com esta previsão, que dizem respeito às mudanças das pulsações do íntimo do nosso planeta; que seu coração estaria em absoluto descompasso, inclusive gerando todos esse desequilíbrios ecológicos, perturbações climáticas e até estados desconhecidos nos próprios seres humanos.
Fico refletindo sobre as contundentes mudanças que vêm ocorrendo no comportamento das pessoas e me perguntando até que ponto essa barbárie contemporânea que estamos vivenciando estaria sendo sendo desencadeada por elas...(?)

Nenhum comentário: