quarta-feira, janeiro 22, 2014

Cruz do meu Rosário......fragmento do meu romance (Guacira Maciel)

  Moça de fino trato

 Marta tivera uma educação primorosa, realizada, inicialmente, por uma preceptora que lhe falava em português e francês. Agora vivia com os tios num luxuoso palacete de três andares, para onde fora aos 17 anos, após a morte da mãe e o desgosto e completo afastamento do seu pai, Dr. Francisco, Bacharel em Direito e Juiz de uma comarca longínqua, onde as condições de vida eram muito adversas. A esposa, Dona Maria Francisca, uma mulher de ascendência aristocrática, para acompanhar o marido passara por muitos sofrimentos, além de viver sem os confortos aos quais fora acostumada, ora no ancestral solar do Engenho de cana de açúcar da família, no Recôncavo Baiano, ora na cidade, num histórico sobrado, com empregados que atendiam todas as necessidades da família. Apesar do pouco conforto no lugar onde foram viver depois de casados, o Juiz e a esposa tiveram uma respeitável prole de dez filhos. Numa das viagens para Santa Maria da Vitória, cidade onde viveriam um bom tempo,  Dona Maria Francisca,  grávida de oito meses, teve que viajar até em "lombo de cavalo", em selas laterais próprias para mulheres; gestava seu penúltimo filho, sendo que  todos os outros, alguns ainda bem pequenos, ficaram doentes em consequência das condições impróprias daquela viagem, que durou quase um mês; episódio que acrescentou mais problemas à já delicada saúde da  jovem senhora.
O Dr. Francisco era poeta e grande apreciador da música e da boemia, tendo gasto grande parte da sua fortuna pessoal em promover festas durante as quais hospedava, e nutria, em sua própria casa, toda a orquestra, que mandava vir de fora para tocar em festejos da cidade, para desespero da esposa e felicidade da prole. Era um homem manso e tinha um especial olhar sobre a vida.
Em momentos de intensa saudade, Marta, filha mais velha, costumava lembrar suas atitudes como homem e como autoridade  - "ele olhava a vida com a alma; nas questões mais objetivas, quando tinha que tomar uma decisão como representante da Lei, costumava assumir posturas fundamentalmente humanísticas para atender aos dois lados, sem se afastar da ética e sem se corromper; quase um Salomão moderno..."-.
Como a filha mais velha, ela participou ativamente da atuação do pai e deliciou-se com as mais ricas experiências da vida com ele, principalmente quando se tratava de relações humanas, pois ele costumava levar para casa os mais variados personagens populares, sem discriminação, porque valorizava todo e qualquer aprendizado, sobremaneira aquele adquirido com pessoas simples, do povo, que na sua concepção eram de uma sabedoria extraordinária, e com quem “se tinha muito o que aprender”...Marta também recebeu do pai toda a atenção quanto à sua sua formação cultural; ele mandava buscar na Capital, caixas de livros que eram lidos e discutidos para aprofundar os conhecimentos dela.
Porém, Dona Maria Francisca, que tinha outra forma de enxergar essas questões, até porque envolvia a sua formação, a sua vida familiar e a educação de seus filhos, não concordava com o marido, mas sendo uma mulher que fora educada para seguir as orientações do marido, aceitava suas “esquisitices”, como se referia benevolente, embora sem ser submissa. Ela havia vivido sempre num meio social de elite, convivendo com advogados, médicos, políticos proeminentes, participando, como ouvinte, das reuniões de cunho intelectual que a família organizava, e tido uma educação muito cheia de regras e restrições. Diante disso, segundo Marta, as divergências familiares ocorriam mais ou menos nessa perspectiva:
_ Dr. Francisco, meu marido, pelo amor de Deus, não precisa trazer para dentro de casa todos os tipos esquisitos, necessitados de ajuda, que encontra por ai ou no seu trabalho... nós temos filhas moças, além de não ficar bem para um Juiz se envolver de forma particular com essas pessoas..
_ Deixa isso para lá, Dona Francisca... essas experiências também são salutares para os nossos filhos; eles precisam ter contato com outras nascentes de cultura, tão ricas quanto a cultura formal à qual estamos, todos nós, acostumados. Perceba que aprender vivendo é muito mais interessante do que só ter acesso a essa cultura elitizada e restrita da escola e dos livros. Esses artistas populares, então, são excelentes professores, os mais verdadeiros, pois sua experiência parte da vida real... até você precisa abrir-se para uma nova forma de enxergar isso.
O “Dr. Juiz” não os via como pobres diabos necessitados de ajuda e sim, como fontes inesgotáveis de vivências e saberes com os quais, fora da toga, enriquecia seus conhecimentos; costumava dizer que essas relações de amizade, de camaradagem, lhe proporcionavam “beber diretamente em fonte rica e  cristalina”. Entendendo que também o ajudavam muito no trabalho que tinha a realizar na comunidade.
Certa vez, num dia de feira na cidade onde viviam, em que chegavam muitas demandas para Dr. Francisco, única autoridade presente no momento, e tendo que resolver tudo o que aparecesse, ele chegou em casa com a habitual forma bonachona.
_ Dona Francisca, mande acrescentar mais um prato na mesa... - já estavam lá os dez pratos, de oito filhos e os deles dois -, porque o meu amigo, “seu” Nequinho, vai participar da nossa refeição.
_  Faça o favor, “seu” Nequinho, entre e fique à vontade.
O homem, enfiado na domingueira, entrou com o chapéu na mão, afinal era dia de feira; mas com as calças arregaçadas por causa da lama, os sapatos, de sola muito gastas e tortas, engraxados com esmero, e a indefectível sanfona preta e madrepérola segura pelas alças. Envergonhado, ficou rígido à entrada daquela mulher bonita e elegante, que ele nunca havia visto tão de perto. Dona Francisca, muito séria, porte senhorial, embora simplesmente vestida com uma saia preta enviesada e uma blusa de renda branca, arrematada na gola por um camafeu antigo, era, deveras, uma figura imponente e oposta à do seu ilustre marido bonachão.
_ Bom dia, senhor.
_ Bom dia Dona, discurpe se...
_ Ora, meu amigo, interveio o Juiz, fique tranqüilo. Tire a sanfona e venha  lavar as mãos.

Foi com o homem, para deixá-lo à vontade, e voltaram à sala, onde já se encontravam os filhos, inclusive os pequeninos, sentados à mesa com a mãe, calados, esperando o pai e a grande novidade daquele dia. Fato é que, para ajudar a resolver a contenda do “seu” Nequinho, tiveram que hospedá-lo por uma semana, até que o “Dr. Juiz” conseguisse resolver tudo o que se fazia necessário... mas para as crianças o melhor momento da peculiar visita, aconteceu durante as noites, após o jantar, enquanto durou a permanência do interessante senhor, quando tinha sessão de música e declamação de quadrinhas populares engraçadíssimas, e até poemas recitados pelo "Dr. Juiz", com a vizinhança olhando com ávidos e curiosos olhos através de todas as janelas de que a casa dispunha. Para as crianças, nem se comenta, foi uma farra de novidades; “seu” Nequinho contava casos e histórias extraordinárias que, entretanto, preocupavam Dona Francisca, que sempre se mantinha meio alheia àquela “algazarra”, como se referia...

Nenhum comentário: